4 Dicas para instalar Redes de Proteção

O cotidiano atual não é mais o que era antigamente. Hoje em dia, não importa a nossa rotina, estamos sempre com nossa atenção focada em alguma coisa, e parece que estamos sempre correndo.

Se você tem filhos ou animais domésticos, no entanto, esses momentos de desatenção podem ser fatais. Quer saber como evitar acidentes domésticos e garantir a segurança de sua família? Acompanhe!

Como evitar acidentes domésticos?

Como evitar acidentes domésticos?

1. Coloque materiais perigosos fora do alcance de crianças

Materiais cortantes, sejam eles quais forem, não podem ficar próximos de crianças pequenas e ansiosas para explorar o mundo. Não importa se forem talheres, lâminas de barbear ou aparelhagens de churrasco, coisas que normalmente gostamos de ter à mão, é fundamental elaborar uma maneira de garantir que esteja longe do alcance de crianças.

como evitar acidentes

2. Delimite áreas de acesso aos animais

Quando o assunto é seu animalzinho de estimação, ele pode ser mais previsível do que uma criança. Às vezes, é importante instalar pequenas grades ou tela de proteção que evitem que ele entre em determinado cômodo, como a cozinha, por exemplo.

3. Instalar redes de proteção em suas janelas

Se você busca saber como evitar acidentes domésticos, deve entender que o investimento mais importante para a segurança de seus familiares é a rede de proteção.

Por muitas vezes acabamos ouvindo histórias impressionantes de como crianças conseguiram escalar locais onde os pais garantiam que elas não tinham acesso. O instinto, tanto de animais de estimação quanto de crianças, é explorar, e que lugar mais atraente do que uma janela, que mostra uma realidade nova?

Embora o ideal seja que a criança ou o animal nunca cheguem nesses locais, sabemos que acidentes acontecem. Agora, com uma rede bem instalada, o máximo que aguarda os pequenos é uma bronca, e o susto dos pais. Sem a rede, no entanto, acidentes gravíssimos podem acontecer.

Aliás, embora estejamos nos focando em como evitar acidentes domésticos nos pequenos, vale lembrar que acidentes também acontecem com adultos! Principalmente quando vivemos em apartamentos, pequenos deslizes e desequilíbrios em certas situações, como quando estamos limpando as janelas, podem ser catastróficas sem a instalação correta de redes de proteção.

Confiamos em nós mesmos, mas essa confiança não pode se refletir na falta de cuidado.

4. Não poupe gastos com segurança

Nenhum acúmulo de bens vale arriscar a segurança de sua família, de seus filhos, de seu pet. Redes frágeis ou mal instaladas, por exemplo, são a mesma coisa do que não ter uma. Crianças são espertas e gostam de mexer em tudo, soltando facilmente pinos frágeis.

Animais podem tentar roer a rede, que, se feita de um material frágil, pode ceder. Se você decidiu investir na proteção de sua família, visando como evitar acidentes domésticos, fez a escolha certa.

E, se optou em investir em uma boa tela de proteção para apartamento, especialmente uma de alta qualidade, está garantindo que não sofrerá por uma grande perda causada por um imprevisto. Não se pode ter a mentalidade de economia quando falamos de assuntos como evitar acidentes domésticos. Segurança é prioridade!

Instalar Rede de proteção para gato e piscina

Piscina é uma excelente opção principalmente com a chegada do calor, mas ao mesmo tempo em que proporcionam lazer e diversão, elas também apresentam riscos à crianças e aos animais.

Uma excelente solução para evitar acidentes é o uso da tela de proteção para gatos

No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte e oitava de hospitalização em acidentes com crianças de 1 a 14 anos, segundo dados hospitalares.

Quais as formas de Instalar Rede de proteção em piscina

De acordo com a gerente da empresa, Maria Nunes, existem três tipos de proteção para se colocar na piscina.

“A primeira é a com a rede que pode ser instalada sobre a piscina, conferindo segurança para crianças e animais de pequeno porte, suportando até 50kg/malha.

A segunda opção é o cercamento fixo com estrutura de alumínio e tela de proteção para gatos – onde é realizado projeto personalizado.

A terceira é uma cerca removível para piscina fabricada em tela de fibra de nylon revestida de pvc, presa em haste de alumínio, apresentando 1 metro de altura. A cerca permite inclusão de um ou mais portões onde o cliente desejar”, explica.

piscina

Segurança e normas técnicas

As redes de proteção normalmente são associadas ao quesito segurança, principalmente no fechamento de locais para evitar a queda de pessoas, animais ou objetos.

O consumidor já pode contar com normas técnicas de redes de proteção de janelas, sacadas e outras proteções semelhantes destinadas à segurança e proteção em edificações.

A ABNT NBR 16046 foi dividida em três partes. A primeira delas aborda os requisitos para fabricação da rede de proteção, a segunda destaca o conjunto de fios não-metálicos torcidos ou trançados utilizado para a fixação da rede, e a última aborda o procedimento de instalação.

“Atualmente não existe norma que regulamente instalação de rede de proteção em piscinas, visto que a NBR 16046 se detém a edificações.

A tentativa é que essa norma se torne uma lei para que a proteção para piscina também tenha uma norma regulamentadora.

Ninguém fiscaliza a rede em piscinas! O que estamos precisando é que a rede de proteção para piscina também seja inserida numa NBR”, ressalta Bárbara.

Cuidados e manutenção

Alguns cuidados devem ser tomados além da preocupação com a qualidade do material, bem como sua manutenção, que deve ser periódica.

“A rede trabalhada é fabricada em polietileno virgem, com duplo tratamento contra raios ultravioletas e substâncias antioxidantes, que conferem durabilidade e resistência ao material, mesmo com exposição ao tempo”.

Após instalada a rede entra em contato com a água tratada com cloro e outros aditivos, mas não fica submersa.

Desta forma, o cloro diluído para tratamento da água não danificada a rede.

Em contrapartida, o cloro concentrado em contato direto pode sim danificar o material, bem como, produtos de limpeza do deck da piscina.

Temos experiências de rede danificada quando os profissionais responsáveis pela limpeza da piscina colocam todos os produtos de tratamento da água sem tirar a rede, o que é totalmente desaconselhado”, explica.